____

CULTURA TRANSFORMA O OLHAR

quem somos

FUNDADORES

FUNDADORES

SERGIO PAULO ROUANET

FUNDADOR

Sergio Paulo Rouanet foi Secretário Nacional de Cultura (1991-1992) e criou a lei federal de incentivo à Cultura que ficou conhecida como Lei Rouanet. Diplomata de carreira, foi embaixador do Brasil na Dinamarca e na República Tcheca. Foi o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de abril de 1992. Foi professor visitante na pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília (UnB), professor do Instituto Rio Branco e professor visitante da University of Oxford, no Reino Unido. Graduado em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pós-graduação em economia pela George Washington University, em ciências políticas pela Georgetown University, e em filosofia pela New York School for Social Research, as três nos Estados Unidos. Na USP, fez o doutorado em ciência política. Foi o primeiro titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA.

BARBARA FREITAG ROUANET

PRESIDENTE HONORÁRIA

Barbara Freitag Rouanet é professora emérita da UnB-Universidade de Brasília, onde lecionou por 30 anos, aposentando-se em 2004.
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Cidade e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica da cultura, cultura urbana, cidades, pensamento social e filosófico.
É membro eleito do PEN-Clube do Brasil (2006) e da Academia Brasileira de Filosofia (2013).

ADRIANA ROUANET

DIRETORA EXECUTIVA

Com mais de 15 anos de experiência como produtora audiovisual e cultural e como consultora cultural na Europa e no Brasil, Adriana fundou a produtora Colibri Cultural and Film Productions no Reino Unido, em 2011 e, no Brasil, em 2014 para desenvolver projetos de colaboração internacional.
Formada em jornalismo na Inglaterra, Mestre em Ciências Sociais e Cinema e foi Leitora (CAPES) na Queen Mary, University of London por quatro anos.
Desenvolve projetos culturais com ênfase especial em iniciativas de engajamento público e inclusão social. Tem colaborado com as produtoras Tatu Filmes (SP) e a Bedlam Productions (U.K.) nos últimos anos e está ativamente envolvida em três produções cinematográficas, além de dirigir o documentário “Rouanet: Cidadão do Mundo” sobre seu pai, o diplomata e intelectual Sergio Paulo Rouanet.

LUIZ PAULO ROUANET

DIRETOR ACADÊMICO

Luiz Paulo Rouanet é Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela USP. É autor de “Rawls e o Enigma da Justiça” (2002) e “Paz, Justiça e Tolerância no Mundo Contemporâneo” (2010). Organizou várias coletâneas, como “Razão Mínima” (2004), “Rouanet 80 Anos” (2015) e “Ética e Direitos dos Animais” (2016). É tradutor e professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

CO-FUNDADORES

FLAVIO GARCIA DA ROCHA

DIRETOR CULTURAL

PhD, Loughborough University London; MA, Syracuse University, NY, EUA. Experiente executivo de criação e programação no audiovisual, retornando ao Brasil após seis anos na Inglaterra, onde lecionou na universidade e desenvolveu pesquisa de doutorado sobre consumo online de conteúdo audiovisual no Brasil. Também presta consultoria no desenvolvimento de conteúdos em vídeo para o mercado brasileiro. Atuou por mais de 25 anos em funções criativas, executivas e de programação na TV Globo e Globosat, e na Fox, nos EUA, com extensiva presença internacional. Entre outras atividades participou do desenvolvimento de diversas novelas e séries da TV Globo e dirigiu o lançamento do canal Futura. Atua também como roteirista e diretor de programas de televisão e diretor de teatro.

NANCY BRAGA ROUANET

DIRETORA DE OPERAÇÕES

Empresária, atuando nos últimos 20 anos na área de coordenação e gerenciamento de equipes de projetos. É consultora e auditora na área de certificação de Processos da Qualidade. Como Diretora de Operações no Instituto Rouanet auxilia as equipes de acervo e reforma da sede em Tiradentes, bem como gerencia o suporte administrativo e financeiro.

CONSELHO

NOSSA EQUIPE

R. Direita, 248
Tiradentes, Minas Gerais
36325-000