27 de julho de 2022

Sergio
Paulo
Rouanet

Homenagem

Assista pelo Youtube no canal da Academia Brasileira de Letras

19h
27 JUL

Teatro da ABL
Av. Pres. Wilson, 203, Centro
Rio de Janeio RJ

RSVP:
(21) 97105-6446
convite@academia.org.br

O Instituto Rouanet e a Academia Brasileira de Letras promovem nesta quarta-feira (27/7), às 19h, no teatro da ABL (Av. Pres. Wilson, 203 – Centro do Rio), um bate-papo para homenagear o legado do diplomata e imortal Sergio Paulo Rouanet. Defensor dos valores iluministas, Rouanet publicou mais de 15 livros sobre filosofia, literatura e psicanálise, além de ensaios e traduções. Desde 1992 ocupava a cadeira de número 13 da ABL. Como secretário de Cultura da Presidência da República, empenhou-se na aprovação do Programa Nacional de Financiamento da Cultura, o que seria concretizado com a edição da Lei de Incentivo à Cultura, em 1991. O evento será aberto ao público e terá a participação da escritora Nélida Piñon, integrante da ABL e primeira mulher a presidir a academia, da atriz e dramaturga Beth Goulart, do ex-ministro Cristovam Buarque, do escritor Frei Betto, além da gestora pública Helena Severo e do Embaixador Oto Maia. A mediação será do professor Wilson Levy.

Participantes

Nelida Piñon
Beth Goulart
Cristovam Buarque
Frei Betto
Helena Severo
Oto Maia

Mediador

Wilson Levy

Realização:

Conheça os Participantes

Quinta ocupante da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda e recebida em 3 de maio de 1990 pelo Acadêmico Lêdo Ivo. Em 1996-1997 tornou-se a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu I Centenário.

Com o amor pelas artes herdado dos pais, Nicette Bruno e Paulo Goulart, a atriz Beth Goulart não poderia seguir outro caminho. O início de sua carreira foi no teatro, onde fez inúmeros espetáculos recebendo vários prêmios de melhor atriz em 2000 por “Decadência” e “Somos Irmãs “ em sua carreira até hoje brilha na direção e atuação de “Simplesmente eu, Clarice Lispector” onde recebeu todos os prêmios de atriz e melhor espetáculo. Passou pelo cinema em obras como “Carlota Joaquina “, “Eternamente Pagu”, “Amores Possíveis” “ Dois Córregos “ “ A Casa da Mãe Joana” e “Nada a Perder I e II “ . Em telenovelas também teve uma bela trajetória. A atriz atuou em obras clássicas como “O Direito de Nascer”, “Baila Comigo”, “Riacho Doce”, “Primo Basílio “, “Casos e Acasos”, “ O Outro “, “ Paraíso Tropical “ , “ Vidas em Jogo” , “ A Terra Prometida” entre outras. Seu último trabalho na tevê foi como Mirian na novela “Jesus” da Rede Record, em 2018 e se prepara para gravar a novela “ Gênesis “ em 2020.

Cristovam Buarque é Pernambucano, formado em Engenharia Mecânica na UFPE, 1966, Doutor em Economia pela Universidade de Paris-Sorbonne I, 1973. Foi funcionário do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – 1973-1979, no Equador, Honduras e Estados Unidos.
Foi professor na Universidade de Brasília, a partir de 1979 até sua aposentadoria em 2014, onde foi Reitor, 1985-1989, e é Professor Emérito.
Foi governador do DF, 1995-1999. Senador pelo DF, 2003-2019. Ministro da Educação durante o ano de 2003. Candidato a Presidente, em 2006.
É autor de dezenas de livros. Entre os mais recentes estão: “Por que Falhamos: Brasil 1992-2018” , 2020; “Fotos de Conversas: Fernando Henrique Cardoso e Cristovam Buarque”, 2021.
Foi consultor de diversos organismos internacionais e fez parte do Grupo dos 15 que entre 2020 e 2021 elaboraram a proposta sobre “O Futuro da Educação no Mundo”, para a Unesco, lançada em 10.11.21 em Paris.
Desde os anos 70 é amigo e admirador de Sérgio Paulo Rouanet e Barbara Freitag.

Autor de 73 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.
Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue (Rocco). Em 1982, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o Prêmio Juca Pato por sua obra Fidel e a religião. Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de “Melhor Obra Infanto-Juvenil” de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra Típicos Tipos – perfis literários (Editora A Girafa). Em 2011, seu romance policial Hotel Brasil (Rocco) ficou entre as dez obras finalistas do Prêmio Jabuti, no quinto lugar. Em 2012, seu romance Minas do Ouro (Rocco) ficou entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom.

Empresária e gestora pública brasileira. Foi secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Coordenadora de Ação Cultural e Turismo e Secretária de Cultura. Também atuou como presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural em 1997.

Diplomata brasileiro que fez carreira no Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Nascido em Mossoró, iniciou os estudos no Colégio Diocesano Santa Luzia, nesta cidade, continuando-os em Natal, no Colégio Santo Antônio (Marista) e no Atheneu Norte-Rio-Grandense.

Foi Cônsul-Geral em Londres, e Embaixador do Brasil na África do Sul, Santa Sé (Roma), Suécia e Grécia.

Wilson Levy é advogado, doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP, com pós-doc em Urbanismo pela Mackenzie.
É diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.
É membro das comissões de Direito Urbanístico e de Direito Notarial e Registral da OAB-SP.
É membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo.
É conselheiro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).
É colunista do portal UOL.

Cantor, compositor e escritor com inúmeras premiações nacionais e internacionais.
Nacionalmente conhecido como sambista, Martinho é um legítimo representante da MPB, com várias composições gravadas por cantores e cantoras de diversas vertentes musicais no Brasil.

Recebeu o título honorário de Embaixador Cultural de Angola e Embaixador da Boa Vontade da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), por ser um incentivador das relações lingüísticas do português e divulgador da lusofonia.
No Brasil foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e recebeu as comendas mineiras Tiradentes e JK. É Comendador da República da Ordem do Barão do Rio Branco, em grau de Oficial.