____

CULTURA TRANSFORMA O OLHAR

atuação

VISÃO

Acreditamos na Cultura como força criativa, sustentável e transformadora. Entendemos Cultura, com C maiúsculo em suas várias definições:

— expressão artística, criativa

— conhecimento, saber e educação

— valores, costumes e crenças de um povo, comunidade ou grupo social

DESAFIOS

LOCAIS

Diversos festivais culturais (cinema, fotografia, gastronomia) fomentam o turismo interestadual mas não engajam tanto a participação e a produção artística local.

Escassa oferta de atividades culturais extraclasse para jovens da rede escolar pública

Culturas populares locais em declínio, moradores (especialmente de baixa renda) sentem que a cidade e os eventos não lhes representam.

Pouca inclusão social e diversidade na produção e acesso a Cultura.

NACIONAIS

Desigualdade de oportunidades entre as diferentes regiões do país.

Pouca diversidade em entidades culturais e acadêmicas e em posições liderança do setor.

Polarização e falta de diálogo entre grupos da sociedade, o que acaba esvaziando audiências e avanços do setor.

Pouco acesso da população à produção acadêmica / teórica sobre Cultura, Arte e Educação.

SOLUÇÕES

Criar redes de parceria entre gestores públicos e privados em programas de capacitação através da Cultura, preparando desde já os atores futuros do mercado.

Identificar, adaptar e aplicar frameworks e metodologias escaláveis para produtores, agências e todos os demais atores do setor cultural, trazendo cada vez mais organização e previsibilidade para o cenário.

Buscar novos caminhos de fomento direto e investimento para produções locais e de alcance nacional.

Produção e difusão de conhecimento

Promover a pluralidade de vozes através de debates e fóruns públicos, festivais, eventos culturais e acadêmicos.

Conscientizar e fazer advocacy, participando em fóruns de cultura, governamentais e cívicos, em conselhos, consultas legislativas, etc.

Buscar formas de ampliar o interesse em temas ligados à cultura, sociedade e política, de forma relevante e acessível.

Hub de conteúdo digital com entrevistas, debates, depoimentos, colunas de opinião, matérias, podcasts, etc. (em texto e audiovisual) em linguagem acessível e adequada a veículos e púbicos variados.

PONTES DE
CULTURA

UMA INICIATIVA PARA ACELERAR ESCALABIDADE DE AÇÕES LOCAIS, FOMENTAR O MERCADO E VIABILIZAR PROJETOS CULTURAIS EM ÂMBITO NACIONAL.

1

Integrar eventos e comunidades locais, para que tanto criadores quanto o público em geral se sintam representados e incluídos nas iniciativas.

Mapear as produções culturais regionais para fins de pesquisa e fomento de ações. Estabelecer um catálogo por semelhança, modalidade, objetivos, etc.

Promover maior inclusão e participação da comunidade local na produção e acesso à atividades culturais da sua cidade.

Gerar modelos escaláveis de formatação e implantação de projetos, que possam ser replicados em várias cidades brasileiras, viabilizando uma rede de parcerias e trocas culturais.

2

Fomentar a produção e divulgação de conhecimento sobre Cultura, ciências sociais e políticas, gestão pública, leis de incentivo, formatação de projetos, através de debates, seminários, palestras, lives, artigos e entrevistas.

Mediar a formação de parcerias entre os setores público, privado, político, cultural e acadêmico (dentro e fora do Brasil), para criar, divulgar e exportar nossa Cultura.

Acompanhar e apoiar a discussão em torno de políticas de fomento à Cultura e do seu valor para uma sociendade mais justa, democrática e desenvolvida.

3

Apoiar e desenvolver projetos e programas culturais de cunho social e educativo.

Medir impacto dos projetos que apoiamos e desenvolvemos usando índice SROI, que avalia impactos intangíveis de uma iniciativa, atribuindo um valor monetário equivalente.

Dialogar e negociar com gestores de políticas públicas.

Buscar a liberação de financiamento privado como CSR – Corporate Social Responsibility (Responsabilidade Social Empresarial).

R. Direita, 248
Tiradentes, Minas Gerais
36325-000