____
CULTURA TRANSFORMA O OLHAR
VISÃO
Acreditamos na Cultura como força criativa, sustentável e transformadora. Entendemos Cultura, com C maiúsculo em suas várias definições:
— expressão artística, criativa
— conhecimento, saber e educação
— valores, costumes e crenças de um povo, comunidade ou grupo social
DESAFIOS
LOCAIS
Diversos festivais culturais (cinema, fotografia, gastronomia) fomentam o turismo interestadual mas não engajam tanto a participação e a produção artística local.
Escassa oferta de atividades culturais extraclasse para jovens da rede escolar pública
Culturas populares locais em declínio, moradores (especialmente de baixa renda) sentem que a cidade e os eventos não lhes representam.
Pouca inclusão social e diversidade na produção e acesso a Cultura.
NACIONAIS
Desigualdade de oportunidades entre as diferentes regiões do país.
Pouca diversidade em entidades culturais e acadêmicas e em posições liderança do setor.
Polarização e falta de diálogo entre grupos da sociedade, o que acaba esvaziando audiências e avanços do setor.
Pouco acesso da população à produção acadêmica / teórica sobre Cultura, Arte e Educação.
SOLUÇÕES
Criar redes de parceria entre gestores públicos e privados em programas de capacitação através da Cultura, preparando desde já os atores futuros do mercado.
Identificar, adaptar e aplicar frameworks e metodologias escaláveis para produtores, agências e todos os demais atores do setor cultural, trazendo cada vez mais organização e previsibilidade para o cenário.
Buscar novos caminhos de fomento direto e investimento para produções locais e de alcance nacional.
Produção e difusão de conhecimento
Promover a pluralidade de vozes através de debates e fóruns públicos, festivais, eventos culturais e acadêmicos.
Conscientizar e fazer advocacy, participando em fóruns de cultura, governamentais e cívicos, em conselhos, consultas legislativas, etc.
Buscar formas de ampliar o interesse em temas ligados à cultura, sociedade e política, de forma relevante e acessível.
Hub de conteúdo digital com entrevistas, debates, depoimentos, colunas de opinião, matérias, podcasts, etc. (em texto e audiovisual) em linguagem acessível e adequada a veículos e púbicos variados.
UMA INICIATIVA PARA ACELERAR ESCALABIDADE DE AÇÕES LOCAIS, FOMENTAR O MERCADO E VIABILIZAR PROJETOS CULTURAIS EM ÂMBITO NACIONAL.
1
Integrar eventos e comunidades locais, para que tanto criadores quanto o público em geral se sintam representados e incluídos nas iniciativas.
Mapear as produções culturais regionais para fins de pesquisa e fomento de ações. Estabelecer um catálogo por semelhança, modalidade, objetivos, etc.
Promover maior inclusão e participação da comunidade local na produção e acesso à atividades culturais da sua cidade.
Gerar modelos escaláveis de formatação e implantação de projetos, que possam ser replicados em várias cidades brasileiras, viabilizando uma rede de parcerias e trocas culturais.
2
Fomentar a produção e divulgação de conhecimento sobre Cultura, ciências sociais e políticas, gestão pública, leis de incentivo, formatação de projetos, através de debates, seminários, palestras, lives, artigos e entrevistas.
Mediar a formação de parcerias entre os setores público, privado, político, cultural e acadêmico (dentro e fora do Brasil), para criar, divulgar e exportar nossa Cultura.
Acompanhar e apoiar a discussão em torno de políticas de fomento à Cultura e do seu valor para uma sociendade mais justa, democrática e desenvolvida.
3
Apoiar e desenvolver projetos e programas culturais de cunho social e educativo.
Medir impacto dos projetos que apoiamos e desenvolvemos usando índice SROI, que avalia impactos intangíveis de uma iniciativa, atribuindo um valor monetário equivalente.
Dialogar e negociar com gestores de políticas públicas.
Buscar a liberação de financiamento privado como CSR – Corporate Social Responsibility (Responsabilidade Social Empresarial).