____

CULTURA TRANSFORMA O OLHAR

SOBRE

O Instituto Barbara Freitag e Sergio Paulo Rouanet, chamado “Instituto Rouanet” é uma entidade privada independente, sem fins lucrativos que pensa e atua na Cultura e através da Cultura: difundindo conhecimento, oferecendo oportunidades de capacitação e proporcionando ações de transformação social. Nossa inspiração é o legado do criador da “Lei Rouanet” Sergio Paulo Rouanet e sua companheira de ideias e de vida, a socióloga e professora Barbara Freitag, ambos intelectuais públicos que buscaram transformar seu pensamento teórico em ações e políticas de impacto social. O Instituto atua em apoio à democracia, à liberdade e à diversidade. No próprio preâmbulo da Lei Rouanet, de 1991, o embaixador Rouanet destacou nove pontos que remetem ao Iluminismo, movimento do século 18 no qual ele se inspirava e que entendemos que até hoje servem como pilares norteadores de uma ação transformadora através da Cultura.

O instituto, que tem sede no Rio de Janeiro, foi constituído em 2020 por Sergio e Barbara, Adriana Rouanet e por Luiz Paulo Rouanet, como uma organização cultural, baseada em ideais neo-iluministas, que visa desenvolver ações de impacto social. Com o fim da pandemia e a volta de um governo democrático, as ações foram deslanchando, através de boas parcerias em nível local, nacional e internacional, assim como e a elaboração de programas e projetos concretos através da cultura. Sob a visão inovadora e a direção executiva de Adriana, com a fundamental orientação acadêmica de Luiz Paulo e a participação estratégica dos co-fundadores, Flávio Garcia da Rocha e Nancy Rouanet, o Instituto começou uma ação efetiva, trabalhando em parceria com os vários níveis de governo, empresas, instituições e a sociedade civil em geral.

NOSSO FOCO

Relevância e impacto

Capacitar, inspirar, fomentar, contextualizar, questionar, dialogar e escutar com o intuito de gerar impacto e advogar pela transformação social através da cultura.

NOSSO COMPROMISSO

“Pensar e atuar” na Cultura de forma representativa, sustentável e transformadora junto a atores diversos para impactar um público amplo e heterogêneo.

Defender um ideal de sociedade com ações e programas escaláveis e replicáveis na Cultura em que prevaleçam a igualdade, a diversidade, a emancipação e a liberdade.

nossa referência:
o iluminismo

Para quem questiona a validade do Iluminismo como forma de contextualizar o que vivemos no Brasil e no mundo hoje, vale dizer que o legado iluminista contém em seu cerne um componente autocrítico, que proporciona questionamento e atualização constante.

Ou seja, não se trata de um legado estático, mas de um legado vivo, que pode sempre se regenerar e se reposicionar, assim servindo como modelo útil ainda hoje para analisar nossa sociedade.

Apesar dos avanços recentes no Brasil e no mundo, ainda há muito pouca diversidade racial e de gênero nos mais variados setores do âmbito cultural e das indústrias criativas (universidades, museus, empresas, associações, órgãos públicos), principalmente nos escalões de representação e decisão.

Nossas ações se sustentam em pilares neo-iluministas, assim chamados porque apesar de iluministas, serão sempre questionados e problematizados para que continuem servindo como metas representativas para o alcance de uma humanidade mais justa:

  1. Igualdade e emancipação humana
  2. Diálogo, empatia e tolerância
  3. Democracia e liberdade de expressão
  4. Inclusão social e diversidade

Neste intuito, o Instituto se posiciona para pensar e agir em duas frentes:

A

Produção e difusão de conhecimento em torno de pautas e temas sociais e culturais relevantes, que busquem interlocução e aproximação entre as ciências humanas, sociais, políticas e um público mais amplo e diverso.

B

Promoção de ações culturais que visem a inclusão social e a diversidade, na capacitação de jovens através da cultura, no apoio a ONGs culturais cujas metodologias de impacto possam ser mensuráveis e escaláveis e na criação de pontes entre atores culturais dependentes de verba pública e o mercado das indústrias criativas.

NOSSA SEDE

Espaço cultural e educativo para exposições, concertos, eventos, oficinas.

Acervo de objetos, móveis, com visitas presenciais e virtuais.

Biblioteca com 15.000 livros totalmente aberta ao público.

GOVERNANÇA E COMPLIANCE

O Instituto está constituído como uma associação sem fins lucrativos, com conselho consultivo, conselho fiscal e assembleia de associados efetivos com direito a voto para composição e fiscalização da diretoria. Até este momento, a viabilização do Instituto contou exclusivamente com recursos da família Rouanet.

Na relação com financiadores privados e corporativos, o Instituto irá se pautar pelas diretrizes de transparência e qualidade de gestão do selo DOAR, bem como critérios de accountability ESG. O Instituto irá também buscar validar o impacto de seus projetos através da metodologia de SROI (Social Return on Investment).

NOSSOS PARCEIROS

R. Direita, 248
Tiradentes, Minas Gerais
36325-000