Fundadores

Bárbara Freitag é professora emérita da UnB-Universidade de Brasília, onde lecionou por 30 anos, aposentando-se em 2004.

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Cidade e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica da cultura, cultura urbana, cidades, pensamento social e filosófico.

É membro eleito do PEN-Clube do Brasil (2006) e da Academia Brasileira de Filosofia (2013).

É a Diretora Acadêmica do Instituto Rouanet.

Secretário nacional de Cultura (1991-1992) e diplomata de carreira, foi embaixador do Brasil na Dinamarca e na República Tcheca.

É o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de abril de 1992.

Foi professor visitante na pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília (UnB), professor do Instituto Rio Branco e professor visitante da University of Oxford, no Reino Unido.

É graduado em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pós-graduação em economia pela George Washington University, em ciências políticas pela Georgetown University, e em filosofia pela New York School for Social Research, as três nos Estados Unidos.

Na USP, fez o doutorado em ciência política. Foi o primeiro titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA.

É Presidente Honorário do Instituto Rouanet.